terça-feira, 9 de junho de 2015

CAMPUS DA UERN DE CAICÓ

A presença da UERN em Caicó inicia-se em 2001 com o processo de incorporação do então Curso de Filosofia Eclesiástica da Diocese de Caicó. Este processo se deu por meio da comissão formada pelos professores indicados – Antônio Jorge Soares, João Batista Xavier e William Coêlho de Oliveira –, que, imbuídos daquele anseio coletivo, investiram na análise da proposta de incorporação, juntamente comFrancisco de Assis Costa da Silva, o Pe. Costa, representante da instituição caicoense, como Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars e Coordenador Administrativo do Curso em apreço. O pleito contou também com a participação do então Bispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em articulação com militantes da Filosofia de Mossoró. Dessa forma, o Curso de Licenciatura em Filosofia de Caicó, funcionou nas dependências do CDS durante o período de 2002.1 a 2005.2, sendo coordenado pelo Departamento de Filosofia de Mossoró, representado pelo Prof. João Batista Xavier, e administrado pela Diocese de Caicó, representada pelo Pe. Costa, e, posteriormente, pelo Pe. José Tadeu de Araújo.
Em 2005, um grupo de representantes políticos de Caicó reivindicou, junto à administração central da UERN, que fosse criado o Campus do Seridó “Governadora Wilma Maria de Faria”, com a oferta de vagas para os Cursos de Enfermagem e Odontologia. Posteriormente, em 2010, esse passou a denominar-se Campus Caicó.
Naquela época, nas discussões que foram empreendidas envolvendo a UERN, os representantes políticos e a comunidade local, ficou claro que o orçamento dessa Universidade não comportava as despesas para criação de mais um Campus com dois cursos exigindo vultosa verba pública para sua implementação e regular funcionamento, como seria o caso dos que estavam sendo pleiteados. Em detrimento desses argumentos, as forças políticas exerceram pressão junto ao Governo do Estado e à Reitoria e os cursos foram criados mediante o compromisso – das Secretarias de Saúde, de Educação e de Infraestrutura – de que os recursos necessários à implantação da estrutura básica para o Campus Caicó (Sede própria, Laboratórios e Clínicas Odontológicas) seriam assegurados pelos orçamentos daquelas secretarias.
Após a criação legal do Campus Caicó e dos referidos Cursos, a UERN empreendeu esforços para encontrar um espaço para a instalação provisória das dependências administrativas e de aulas teóricas. Nessa labuta, várias instituições foram consultadas, vindo a recusar a proposta de instalar provisoriamente o Campus do Seridó, quando, enfim, a Escola Estadual Senador Dinarte Mariz – localizada no Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC – cedeu parte de suas dependências que se encontravam ociosas, e nas quais estamos funcionando de forma bastante precária até os dias atuais.
Instalados precariamente no CAIC, deu-se início a construção do prédio da Sede própria do Campus, comportando Área Administrativa, Laboratórios e Clínicas, ficando todo esse empreendimento – quanto à responsabilidade dos custos financeiros –   com as Secretarias Estaduais, já referidas. Acontece que, no decorrer dessa atividade as obras foram paralisadas várias vezes, atrasando substancialmente sua conclusão e, em 2007, as Secretarias Estaduais retiraram-se do cenário deixando a continuidade das obras do Campus Caicó na inteira responsabilidade da UERN. Hoje, os alunos de Caicó já dispõem dos prédios de Clínicas Odontológicas e de Laboratórios que apesar de faltarem ainda alguns aparelhos já atendem a muitas disciplinas práticas, além de proporcionar atendimento odontológico gratuito e de qualidade para a comunidade seridoense. O prédio com salas de aulas, biblioteca e departamentos administrativos encontra-se com as obras paradas.
O Campus Caicó teve como primeiro diretor o professor João Batista Xavier (fundação - 2009), a professora Maria Reilta Dantas Cirino (Gestão 2009 - 2012) e o professor Francisco de Assis Costa da Silva(2012 -2014) e ÁLVARO MARCOS LIMA (gestão atual). Possui os cursos de Filosofia (licenciatura), Enfermagem (licenciatura e bacharelado) e Odontologia (bacharelado) e ainda suportou administrativa e academicamente o núcleo de Educação Superior de Enfermagem na cidade de Santa Cruz, já extinto. A política de interiorização do ensino superior da UERN pode ser muito bem observada com o Campus Caicó que foi pioneiro na implantação de cursos da área de saúde na região Seridó.
Apesar da realidade adversa, o Campus Caicó tem se destacado em vários espaços – internos e externos - pela competência de seus alunos, técnicos e docentes: fomos muito bem avaliados no ENADE; temos conquistado a cada concurso significativo número de docentes e técnicos; em 2010 tivemos o início do funcionamento integral de nossas clínicas odontológicas; atualmente temos em pleno funcionamento na cidade de Caicó e em cidades circunvizinhas 28 projetos de pesquisas e 13 projetos de extensão. Tais aspectos são exemplos do potencial humano presente no Campus Caicó.
FONTE - SITE DA UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014